Unifacs e as Catracas

16 de dezembro de 2011


Prezados Graduandos,

Um fato muito interessante chamou minha atenção essa semana, num processo continuo desconstrução da nossa Universidade em uma "Uniesquina", as catracas. Não quero influenciar ninguém com a minha opinião, um mero contra ponto a valores associados à suposta "segurança". A lembrança desse objeto relembra a idéia de cinema, teatro ou uma ambiente mais com características mais cênica e de humor... a única semelhança entre tais lugares é o ticket. O Direito chamaria esse papel representativo de direito de um título de crédito impróprio, meramente comprobatório e de legitimação como a passagem de ônibus (Tomaste 2009, p. 56). Sendo um pouco saudosista acrescentei a esse e-mail o tema do vestibular da FUVEST 2005 - A Catracalização, muito interessante a memória... rs. Sendo assim, realizarei minha única pergunta: Quem vai zelar pela segurança dos alunos do outro lado da calçada ou nas ruas escuras do rio vermelho e os outros campi dessa Instituição de Ensino Superior? Se o fundamento é segurança vamos lutar por uma integral, sem a participação de "agentes públicos de segurança a paisana". Quem possuir maiores informações para esclarecer esse fato e corrigir qualquer distúrbio da minha análise sinta-se livre para responder.

Acrescento que já conquistei o meu ticket para tão tão distante, portanto, essa discussão é de vocês.


Referência -
TOMAZETTE, Marlon. Curso de Direito Empresarial: Títulos de Crédito. 1º São Paulo: Editora Atlas, 2009. 2 v.

Leitura Complementar -

FUVEST 2005
Considere os textos abaixo:
"Catraca invisível" ocupa lugar de estátua
Sem que ninguém saiba como - e muito menos o por quê - uma
catraca enferrujada foi colocada em cima de um pedestal no largo
do Arouche (centro de São Paulo). É o "monumento à catraca
invisível", informa uma placa preta com moldura e
letras douradas, colocada abaixo do objeto, onde
ainda se lê: "Programa para a descatracalização da
vida, Julho de 2004".
(Adaptado de Folha de S. Paulo, 04 de setembro de 2004)

[Catraca = borboleta: dispositivo geralmente formado por três ou quatro barras ou alças giratórias, que impede a passagem de mais de uma pessoa de cada vez, instalado na entrada e/ou saída de ônibus, estações, estádios etc. para ordenar e controlar o movimento de pessoas, contá-las etc.]

Grupo assume autoria da "catraca invisível"
Um grupo artístico chamado "Contra Filé" assumiu a responsabilidade pela colocação de uma catraca enferrujada no largo do Arouche (região central). A intervenção elevou a catraca ao status de monumento "à descatracalização da vida" e fez parte de um programa apresentado no Sesc da Avenida Paulista, paralelamente ao Fórum das Cidades.
No site do Sesc, o grupo afirma que a catraca representa um objeto de controle "biopolítico" do capital e do governo sobre os cidadãos.
(Adaptado de Folha de S. Paulo, 09 de setembro de 2004)

Atenciosamente

Ricardo Franco

0 Reações: