Cine Lapso #1: Os Filhos do Padre

16 de abril de 2014



Título original: Svecenikova Djeca
Nacionalidade: Croácia
Ano de lançamento: 2013
Diretor: Vinko Bresan
Gênero: Comédia dramática
Avaliação: + + + +

!!ATENÇÃO!! - O texto abaixo pode conter SPOILERS

O filme, que se passa numa charmosa e pacata vila da região da Dalmácia, trata de forma bastante sutil, porém intrigante, alguns dogmas da religião católica. Uma comédia dramática que usa muito bem do humor e da ironia para criticar temas principais como, por exemplo, sexo fora/antes do casamento, uso de métodos contraceptivos, relações familiares e fragilidades/contradições da igreja.

A história do jovem padre Fabijan, que diante da quantidade de óbitos do pequeno lugar, que supera a taxa de natalidade, resolve ajudar a reverter esse quadro. Após a confissão do seu futuro ajudante, o jornaleiro Petar, descobre que o motivo de tal situação é a venda de preservativos. Teve, então, a brilhante ideia de vender preservativos furados. Observando que não estava adiantando, procura o farmacêutico Marin, outro futuro ajudante do seu plano, e propõe a troca das pílulas anticoncepcionais por placebos.

A partir daí começam a surgir os problemas causados por essa loucura e os três tentam, de forma desastrada, resolvê-los, mas acabam causando, às vezes, uma cadeia de erros fatais. O filmes também deixa claro que a opção por ter um bebê envolve muito mais do que se pode imaginar.

"Os Filhos do Padre", adaptação de uma peça, consegue prender a atenção do espectador do começo ao fim com uma trama simples, trilha sonora suave, diálogos interessantes e fecha com chave de ouro com um final surpreendente e angustiante. Não é surpresa ser o segundo filme de maior bilheteria da Croácia, sendo o primeiro do mesmo diretor: "O Fantasma de Tito".

O Lapso

0 Reações: