Cine Lapso #2: Mary & Max - Uma Amizade Diferente

22 de abril de 2014


 
Título original: Mary and Max
Nacionalidade: Austrália
Ano de lançamento: 2009
Diretor: Adam Elliot
Gênero: Animação/Drama
Avaliação: + + + +

!!ATENÇÃO!! - O texto abaixo pode conter SPOILERS

Mary Dinkle, uma menina de 8 anos sem muitos amigos, vive com seus pais em Melbourne na Austrália e Max Horovitz, um homem de 44 anos, obeso e portador da Síndrome de Asperger, mora sozinho em seu apartamento em Nova York. Um dia Mary se viu diante de uma pergunta: de onde vem os bebês? Para sanar sua curiosidade, resolve escrever uma carta a um destinatário aleatório. Max recebe a carta da garotinha e a responde. Nesse vai e vem de troca de correspondências, eles descobrem afinidades, problemas da vida de cada um e constroem uma amizade à distância sem nunca um ter encontrado pessoalmente o outro.

Durante 20 anos a narrativa se dá através de cartas e possui poucos diálogos. As cores do ambiente, marrom para as cenas de Mary, enquanto que preto e branco para as cenas de Max é um toque genial da arte do filme quando se quis passar um ar melancólico, sem falar das características estereotipadas dos personagens e a trilha sonora instrumental que também contribui. Definitivamente, apesar de ter sido feito com massa de modelar e ter aspecto de desenho, não é um filme indicado para crianças, muito pelo contrário, há cenas no filmes que particularmente não aconselho pelo peso depressivo delas.

A velocidade com que as coisas acontecem é lenta, porém necessária para causar o desconforto e a reflexão propostos por temas como morte, suicídio, solidão e, principalmente, amizade. Baseado em fatos reais, o filmes desperta para uma realidade bem próxima quando feito um paralelo com o filme "Her" de Spike Jonze.

Um filme que requer muita sensibilidade para vê-lo e perceber todas as suas nuances. Uma aula incrível de vivência. A trama foi muito bem bolada e não deixou pontas soltas. Conseguiu, ainda, mexer na ferida de uma sociedade que cada vez mais vive isolada, uma sociedade cada vez mais doente.
 
O Lapso

0 Reações: