Impressões pessoais #7: Ceasa do Rio Vermelho.

26 de julho de 2011


Quando se fala em feira, o que nos vem a cabeça são frutas e verduras. Não é raro encontrar pessoas, principalmente oriundas do interior, que utilizam a expressão "fazer a feira", quando na verdade vão ao mercado. Não obstante a confusão entre feira e mercado, nada mais compreensível, tendo em vista que em ambos é possível encontrar uma variedade de produtos.
Outro ponto que distingue a feira do mercado, aqui vale observar que é um ponto de vista mais histórico, eram as pessoas que frenquentavam cada ambiente, não apenas pelo fator costume, mas também pelo fator gastronômico e econômico.
A feira sempre teve um quê de mais barato e um caráter popular, enquanto os mercados sempre mais elitistas. Foi pensando nesse ponto que resolvi colocar minha impressão sobre a Ceasa do Rio Vermelho. Apesar de ser conhecida como feira, ostenta valores que afugentam os mais desprovidos das "verdinhas", chegando a se tornar o "point" das madames, que por sinal adoram ser engabeladas pelos vendedores matutos e criados.
Verdade seja dita, lá é possível encontrar uma maior variedade de especiarias e apetrechos relevantes para a culinária, o que ainda a torna interessante. O que é mais preocupante, aqui incluo tanto a feira quanto os mercados, são as condições de higiene dos locais onde são armazenados os produtos. Não é raro encontrar insetos que traduzem uma situação periclitante. Ademais, vale a pena fazer uma visita e relembrar os tempos em que a conversa com o feirante rendia resenhas engraçadas e as rimas anunciando os produtos em alto e bom som.

O Lapso.

1 Reações:

Catarine Heiter disse...

ah.. adorei o post!!! Gosto muito de 'feira'.. acho um local tão rico!

Não frequento a Ceasa, mas concordo com suas impressões (que são as mesmas da minha mãe).

Quanto a Vignoli, também é um opção da minha listinha que ainda não aconteceu. Depois da resenha do leitor, me animou saber sobre a massa sem gordura. O que me incomoda, é que toda vez que passo em frente, vejo o local super cheio. Sinceramente não gosto muito de lugares assim para comer..

www.mastigandoemsalvador.blogspot.com