Cine Lapso #3: A Melhor Oferta

13 de junho de 2014


Título original: La Migliori Offerta
Nacionalidade: Itália
Ano de lançamento: 2013
Diretor: Giuseppe Tornatore
Gênero: Drama
Avaliação: + + + + +

!!ATENÇÃO!! - O texto abaixo pode conter SPOILERS


Esta obra prima do diretor italiano Giuseppe Tornatore (famoso por Cinema Paradiso) não economizou nos detalhes, nas imagens e muito menos na trilha sonora. Todos esses fatores contribuíram para que a trama envolvesse o espectador até pelo menos a metade do filme (124min), quando um deslize num diálogo deixa claro o desfecho, nada que tire o brilho e genialidade deste drama que acaba deixando nossas mentes em conflito e angustia no final.

Mais uma excelente atuação de Geoffrey Rush (Discurso do Rei; Contos Proibidos do Marquês de Sade; Shine - Brilhante; Piratas do Caribe) no papel de Virgil Oldman, um solitário milionário amante da arte e leiloeiro conceituado que sabe avaliar se uma obra de arte é autentica ou falsa. Com a ajuda de um de seus poucos amigos, Billy (Donald Sutherland), consegue alimentar sua obsessão por quadros de figuras femininas.

No meio disso tudo aparece Claire (Sylvia Hoeks), uma mulher com uma doença rara que a impede de ter contato com outras pessoas e de sair da sua mansão, com o pedido de avaliação do seu patrimônio. Virgil se identifica com a moça e o mistério começa a se formar.

Os diálogos são extremamente detalhistas e cheios de sentimento, ao passo que a solidão observada nos principais personagens fazem um contraponto interessante. O final é daqueles que nos fazem pensar até que ponto a realidade é perceptível dentro das relações modernas e até onde a natureza humana pode ser camuflada. O diretor soube muito bem brincar com a ironia que é a vida.

O Lapso

1 Reações:

Savana disse...

Não vou ler pra não estragar a surpresa do filme. VOu baixar e depois volto. :)